O SPO e o apoio psicopedagógico

A intervenção psicopedagógica procura apoiar a resolução de problemas ou a sua prevenção. Ao nível da prevenção, salientam-se atividades desenvolvidas por iniciativa do SPO, com o objetivo de evitar a ocorrência de problemas a nível emocional, do comportamento ou da aprendizagem. As práticas de resolução de problemas procuram responder a pedidos efetuados pelos alunos, pelas famílias, por docentes ou por funcionários, os quais são sinalizados através de um procedimento online, ao qual os envolvidos têm acesso. O pedido pode revelar dificuldades continuadas ou pontuais e manifestar-se no processo de ensino-aprendizagem, nas práticas educativas, na gestão da sala de aula, podendo estar associado ao desenvolvimento pessoal, social ou ao percurso vocacional do aluno. Após a sinalização, o pedido é analisado em equipa e tomada uma decisão quanto ao processo a seguir, que é comunicada ao autor do pedido. O caso pode ser encaminhado para serviços da especialidade ou seguir para avaliação psicopedagógica e posterior intervenção. A avaliação do pedido pressupõe uma entrevista com o encarregado de educação, e a intervenção psicopedagógica individual ou em grupo é acordada com os alunos e com o docente responsável, envolvendo no processo os encarregados de educação.

Nos pedidos que envolvam psicopatologia, estes são encaminhados para serviços clínicos da especialidade.

Em pedidos efetuados por docentes, que já são acompanhados em psicologia e em que se verificam resultados positivos, fica ao critério das famílias a manutenção desse acompanhamento.  

Contributo do SPO para a integração dos alunos num novo ciclo de estudos ou escola

Os docentes e os encarregados de educação têm um papel fundamental no processo de transição dos alunos para a sua nova escola ou novo ciclo de estudos. Geralmente, tanto uns como outros se mostram disponíveis para atender às mudanças que os alunos enfrentam, como são as novas exigências dos estudos, novas turmas, novos colegas, novos espaços com novas regras, e que se manifestam, por vezes, através de isolamento social, ansiedade excessiva ou dificuldades académicas. Quando não foi possível responder a dificuldades surgidas, o SPO é chamado para, com os professores e os pais, ajudar a encontrar as melhores respostas para o caso em questão.