O SPO e a oferta educativa do agrupamento

O serviço de psicologia e orientação colabora na proposta de oferta educativa, através da identificação dos interesses dos alunos por diferentes opções de estudos. No presente, o agrupamento tem em funcionamento: cursos de educação e formação (de tipo 2 e tipo 3); cursos científico-humanísticos: de ciências e tecnologias, de artes visuais e de línguas e humanidades; e cursos profissionais: de restauração, de design gráfico e de multimédia. Estes cursos funcionam, na sua maioria, na escola sede do agrupamento (escola secundária de Oliveira do Douro).

Todos os anos, a escola secundária de Oliveira do Douro (ESOD) redefine a sua oferta, tendo em atenção a legislação, os interesses dos alunos, as opiniões dos estudantes, das famílias e dos professores, e os recursos materiais e humanos de que dispõe. No entanto, os cursos propostos estão sujeitos a aprovação superior.

O SPO e a orientação escolar e profissional

A orientação escolar e profissional pressupõe que os alunos aprendem sobre o mundo de trabalho ao longo da vida, desde a infância até à velhice e que constroem a sua identidade ao longo da vida, através de papéis como aluno, filho, amigo e outros.

Apesar de a intervenção do SPO ser mais saliente no 9º ano de escolaridade, nesta altura os alunos já foram fazendo escolhas relacionadas com esta, e assim foram construindo, desde a infância, o seu percurso escolar e profissional. As suas trajetórias de vida são da sua autoria, mas jogam também com a influência de pessoas significativas da família, da escola e, ainda, de atividades de lazer, bem como das condições socioeconómicas e das características atuais do sistema educativo e do mercado laboral.

A atuação do SPO passa, sobretudo, por consciencializar os alunos dessas influências e do percurso que têm a vindo a desenhar, por criar oportunidades de aprendizagem e reflexão sobre o sistema de oportunidades e os processos de exploração e de decisão de carreira, bem como por promover o papel ativo de cada estudante em momentos de escolha vocacional e na construção do seu projeto de vida.

O processo de orientação escolar e profissional pode realizar-se em qualquer idade e ser apoiado pelos serviços de psicologia e orientação, sediados em escolas, ou por serviços sediados em universidades, como o existente na faculdade de psicologia da universidade do Porto (https://sigarra.up.pt/fpceup/pt/uni_geral.unidade_view?pv_unidade=53) ou pelos serviços dos centros de emprego (https://www.iefp.pt/Paginas/contacto.aspx).